O Factoring é uma atividade comercial, mista e atípica, que soma prestação de serviços à compra de ativos financeiros.
A operação de Factoring é um mecanismo de fomento mercantil que possibilita à empresa fomentada (cliente) vender seus créditos gerados por suas vendas ou prestação de serviços, afetuadas a prazo, a uma empresa de Factoring. O resultado dessa negociação é o recebimento imediato desses créditos futuros, o que aumenta seu poder de negociação nas suas compras à vista de matéria-prima, pois a empresa cliente, transforma seus recebimentos futuros em vendas à vista.
Por definição, o Factoring não é uma atividade financeira. A empresa de Factoring não pode fazer captação de recursos de terceiros, nem intermediar para emprestar estes recursos como fazem os bancos. O Factoring é uma atividade comercial que conjuga a compra total ou parcial de direitos creditícios com a prestação de serviços e para isto, depende exclusivamente de recursos próprios.
A finalidade principal da empresa de Factoring é o fomento mercantil. Fomentar, assessorar e ajudar o pequeno e médio empresário a solucionar seus problemas do dia a dia. Essa é a finalidade básica de uma Factoring.
O processo de Factoring inicia-se com a assinatura de um contrato de fomento mercantil (contrato-mãe) entre a empresa e a Factoring, onde são estabelecidos os critérios da negociação e o fator de compra.
São 4 as etapas básicas do processo:
O Factoring é destinado exclusivamente às pessoas jurídicas, principalmente as pequenas e médias empresas.