É a prestação contínua de serviços, conjugada com aquisição de créditos de empresas, resultante de suas vendas mercantis ou prestação de serviços a prazo.
O factoring tem como objetivo assessorar às empresas na compra de matéria-prima, na administração do caixa, na organização da contabilidade, na cobrança de contas, nas vendas (ajuda a aumentar seu volume), indicando mercados e clientes de menor risco, na obtenção de capital de giro, ao transformar as vendas à prazo em vendas à vista.
Operar com uma empresa de Fomento significa poder concentrar-se em suas atividades de produção ou comercial, envolvendo-se menos com atividades rotineiras de fluxo de caixa. A empresa cliente tem acesso aos recursos de que necessita de uma forma mais ágil e dinâmica, pois é atendido por quem decide. Negociando os direitos de suas vendas, reduzindo ou até eliminando seu endividamento, pois não toma empréstimos, simplesmente antecipa seus recebimentos e ainda sem a necessidade de reciprocidades ou outras exigências.
Não. À sociedade de fomento mercantil é proibido, por lei, fazer captação de dinheiro no mercado e emprestar dinheiro. Quem capta dinheiro e empresta dinheiro é banco, que depende de autorização do Banco Central para funcionar.
Sim. A empresa de fomento é parceira de sua empresa-cliente. Ao contratar os serviços de uma empresa de fomento o empresário alivia-se de uma série de preocupações quanto ao provimento de recursos e administração financeira. Possibilitando-o de realizar o que mais gosta e sabe fazer: produzir e vender, administrando seu negócio sem falta de recursos.
- Operações onde o contratante não seja pessoa jurídica
- Empréstimo com garantia de linha de telefone, veículos, cheques, etc.
- Empréstimo via cartão de crédito
- Alienação de bens móveis e imóveis
- Financiamento ao consumo
- Operações privativas das instituições financeiras
- Ausência de contrato de fomento mercantil
Sim. A factoring oferece serviços por um valor acessível, auxilia na compra de mercadorias, matéria-prima, controla o fluxo de caixa acompanhando suas contas a receber e a pagar. O Agente de Fomento Mercantil é parceiro dos seus clientes mantendo contato quase diário. A factoring possibilita aos seus clientes alcançar o equilíbrio financeiro e permitir uma expansão segura dos seus negócios, e pela prestação destes serviços cobra-se uma comissão.
O factoring surgiu no Brasil em 1982, com a criação da ANFAC - Associação Nacional de Factoring. A atividade de factoring é muito importante para o crescimento dos negócios e para o equilíbrio financeiro das Empresas nacionais. É um mecanismo de gestão comercial que expande os seus ativos, aumenta suas vendas, sem fazer dívidas.
O indicador da idoneidade de uma sociedade de fomento mercantil é o fato de ser filiada à ANFAC, que provê ampla assistência jurídica, operacional, técnica, contábil, fiscal e política às empresas associadas.
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