O Factoring é uma atividade comercial, mista e atípica, que soma prestação de serviços à compra de ativos financeiros.

Todas as empresas que tenham como clientes pessoas físicas ou jurídicas e que vendem a prazo.

O que é factoring?

É a prestação contínua de serviços, conjugada com aquisição de créditos de empresas, resultante de suas vendas mercantis ou prestação de serviços a prazo.

Qual o público alvo das operações?

O factoring é destinado exclusivamente às pessoas jurídicas, principalmente as pequenas e médias empresas.

Quais os objetivos do factoring?

O factoring tem como objetivo assessorar às empresas na compra de matéria-prima, na administração do caixa, na organização da contabilidade, na cobrança de contas, nas vendas (ajuda a aumentar seu volume), indicando mercados e clientes de menor risco, na obtenção de capital de giro, ao transformar as vendas à prazo em vendas à vista.

Quais são as empresas que podem contratar uma operação de factoring? Existe alguma limitação?

Todas as empresas que tenham como clientes pessoas físicas ou jurídicas e que vendem a prazo.

Quais as vantagens do factoring?

Operar com uma empresa de Fomento significa poder concentrar-se em suas atividades de produção ou comercial, envolvendo-se menos com atividades rotineiras de fluxo de caixa. A empresa cliente tem acesso aos recursos de que necessita de uma forma mais ágil e dinâmica, pois é atendido por quem decide. Negociando os direitos de suas vendas, reduzindo ou até eliminando seu endividamento, pois não toma empréstimos, simplesmente antecipa seus recebimentos e ainda sem a necessidade de reciprocidades ou outras exigências.

Factoring é empréstimo de dinheiro?

Não. À sociedade de fomento mercantil é proibido, por lei, fazer captação de dinheiro no mercado e emprestar dinheiro. Quem capta dinheiro e empresta dinheiro é banco, que depende de autorização do Banco Central para funcionar.

Então factoring é parceria?

Sim. A empresa de fomento é parceira de sua empresa-cliente. Ao contratar os serviços de uma empresa de fomento o empresário alivia-se de uma série de preocupações quanto ao provimento de recursos e administração financeira. Possibilitando-o de realizar o que mais gosta e sabe fazer: produzir e vender, administrando seu negócio sem falta de recursos.

Que tipo de títulos podem ser negociados com uma empresa de fomento?

Quaisquer títulos de crédito resultantes de venda mercantil.

Factoring também presta serviços para o comércio, serviço e indústria?

Sim. A factoring oferece serviços por um valor acessível, auxilia na compra de mercadorias, matéria-prima, controla o fluxo de caixa acompanhando suas contas a receber e a pagar. O Agente de Fomento Mercantil é parceiro dos seus clientes mantendo contato quase diário. A factoring possibilita aos seus clientes alcançar o equilíbrio financeiro e permitir uma expansão segura dos seus negócios, e pela prestação destes serviços cobra-se uma comissão.

O que não é factoring?

  • Operações onde o contratante não seja pessoa jurídica
  • Empréstimo com garantia de linha de telefone, veículos, cheques etc
  • Empréstimo via cartão de crédito
  • Alienação de bens móveis e imóveis
  • Financiamento ao consumo
  • Operações privativas das instituições financeiras
  • Ausência de contrato de fomento mercantil

Como surgiu o factoring no Brasil?

O factoring surgiu no Brasil em 1982, com a criação da ANFAC - Associação Nacional de Factoring. A atividade de factoring é muito importante para o crescimento dos negócios e para o equilíbrio financeiro das Empresas nacionais. É um mecanismo de gestão comercial que expande os seus ativos, aumenta suas vendas, sem fazer dívidas.

Como atestar a idoneidade de uma Factoring?

O indicador da idoneidade de uma sociedade de fomento mercantil é o fato de ser filiada à ANFAC, que provê ampla assistência jurídica, operacional, técnica, contábil, fiscal e política às empresas associadas.